A matança do porco é a mais popular festa de família e de vizinhos de Portugal, de norte a sul, reforçando laços de fraternidade e partilha.

08
Fev 10
 
 

 
A Assembleia Geral da Real Confraria da Matança do Porco decorreu ontem, 5 de Fevereiro, com um programa que incluiu uma visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã, a matança de um porco e jantar no Restaurante Museu da Chanfana.

 


 
Depois de uma incursão pelos animais de raças portuguesas da Quinta Pedagógica e as espécies do Parque de Animais Selvagens, os confrades dirigiram-se ao local onde decorreu a matança e onde fizeram a prova do sangue cozido. A filosofia que está subjacente à criação das Confrarias e que desde sempre caracterizou o espírito das matanças, tem aqui a sua base num ritual que reforça os laços de fraternidade e partilha. 
 

A Assembleia decorreu durante o jantar, com a presença de 50 confrades e ond

e foram entregues os trajes aos 10 novos confrades, cujas insígnias serão colocadas aquando da entronização no II Capítulo agendado para 9 de Outubro de 2010. 
 
Na ordem de trabalhos esteve a apresentação do Relatório de Actividades e Contas de 2009, aprovado por unanimidade, e a divulgação do Plano de Actividades e Orçamento para este ano, do qual se destaca a apresentação da data do II Capítulo e a intenção de criar uma página Web de promoção das iniciativas da Confraria, onde o confrade pode consultar o calendário de Capítulos de outras Confrarias, e aceder a uma galeria de imagens com fotos de resolução para impressão.
 
Pelo Patrono do Conselho de Lavradores, Jaime Ramos, foi lançado o desafio à participação organizada nos Capítulos e iniciativas das outras Confrarias, numa lógica de movimento confrádico nacional, sendo que a Real Confraria da Matança do Porco tem confrades para além do concelho e região, com um núcleo em Lisboa e outro em Viana do Castelo. É uma pretensão alargar o número e proveniência dos confrades fazendo-os chegar à centena dentro do próximo ano. 
 
O momento alto da noite foi as eleições em que a lista de corpos sociais actual foi eleita por aclamação. Sendo assim, mantêm-se os seguintes elementos:
 
Assembleia Geral (Assembleia da Matança)
Presidente (Magarefe) Quirino São Miguel
Vice-Presidente (Vice-Magarefe) Amália Casaleiro
Secretário (1º Vizinho) Fátima Medeiros
Vogal (2º Vizinho) Rui Ramos
Vogal (3º Vizinho) Padre Daniel Mateus
 
Conselho Fiscal (Mesteiral)
Presidente (Mercador) Fernando Santos
Vogal (Jornaleiro) Fernando Marques
Vogal (Mestre Artesão) Carlos do Vale Ferreira
 
Direcção (Conselho de Lavradores)
Presidente (Patrono) Jaime Ramos
Vice-Presidente (Vice-Patrono) César Fernandes
Secretário (Lavrador) Nancy Rodrigues
Tesoureiro (1º Almocreve) Daniel Sampaio
Vogal (2º Almocreve) Dalila Salvador

 


 
A matança do porco é a mais popular festa de família e de vizinhos de Portugal, de norte a sul. Sendo uma festa laica ela tem como base a família cristã uma vez que nem os judeus nem os muçulmanos comem carne de porco.
Para muito gastrónomos o serrabulho, cozinhado com sangue e “miúdos” do porco, fígado, pulmões, coração, tem propriedades afrodisíacas. 
 
O jantar teve como ementa o bucho e o serrabulho de porco para além do típico sangue cozido, característico da matança.
 
A Real Confraria da Matança do Porco teve o seu Primeiro Capítulo no passado mês de Outubro, com a entronização de 65 confrades, num evento que contou com a presença de 6 confrarias gastronómicas e vinícolas do país e com o apadrinhamento da Real Confraria da Cabra Velha, Confraria do Queijo do Rabaçal e Confraria da Chanfana. Neste mesmo evento foi anunciado pela representante da Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, Dra. Madalena Carrito, a adesão da Real Confraria da Matança do Porco.
 
 
O Patrono do Conselho de Lavradores
Jaime Ramos

publicado por rcmatancadoporco às 11:06

Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
20

21
22
23
24
26
27

28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
Miranda - Portugal
pesquisar
 
blogs SAPO